A Engibase foi fundada em 2004 na cidade do Barreiro, em Portugal, pelos irmãos Miguel e Pedro Santos, na actualidade os seus director geral e director financeiro, respectivamente. Da sua formação académica, o Miguel é Engenheiro Electrotécnico e membro da Ordem dos Engenheiros, e o Pedro é Economista e membro da Ordem dos Economistas.
Com actividades distribuídas por seis áreas de negócio do sector da construção civil/obras públicas, obtemos actualmente a maior fatia da nossa receita enquanto Empreiteiro Geral na área de Construção Civil, sendo detentores de alvará IMPIC da classe 5. As áreas de negócio em que operamos são as seguintes: Construção Civil, Estudos e Projectos, Gestão de Empreendimentos, Projectos Imobiliários, Energias Renováveis, Revestimentos Interiores.
Nós na Engibase acreditamos que uma empresa deve ter a sua identidade própria e que isso se revela através da prática continuada de um conjunto de princípios – valores, normas e condutas – que a empresa escolhe adoptar. Os princípios que nós escolhemos e que guiam todos os profissionais da nossa organização, quer no desempenho das suas actividades diárias, quer na tomada de decisões estratégicas, são os seguintes:
Responsabilidade – levamos muito a sério tudo o que fazemos e as pessoas com quem lidamos.
Confiança – os nossos clientes confiam em nós, sabem que podem contar connosco, quer seja durante a fase comercial de discussão de um contrato, quer durante a sua execução, ou após fornecimento do serviço. É a mesma confiança que também une toda a nossa equipa. Somos uma equipa extremamente unida e isso nota-se, alguns dos nossos colaboradores estão connosco praticamente desde o início da nossa aventura.
Qualidade – porque preferimos assim. E porque descobrimos que em muitos casos não é uma questão de custo financeiro adicional, mas sim de atitude.
Valor acrescentado – queremos afastar-nos da ideia de comoditização habitualmente associada a muitos dos serviços fornecidos no sector da construção civil e obras públicas.
Melhoria contínua – acreditamos que há sempre uma forma melhor de fazer as coisas, somos algo obcecados pelo detalhe e planeamento.
Sistematização de processos – acreditamos que a produtividade pode ser significativamente maximizada à custa da sistematização.
Segurança – fazemos questão de que todas as nossas equipas trabalhem de acordo com apertadas normas de segurança.
Ambiente – gostamos muito do ambiente e queremos preservá-lo. Afinal de contas, é para os nossos filhos.
Rigor financeiro – como empresa, nada do que descrevemos anteriormente faz sentido ou é viável na ausência de uma gestão financeira rigorosa.
Estes valores, normas e condutas são transmitidos desde a nossa primeira linha de gestão até às bases, sendo este processo contínuo e diário que confere à nossa empresa uma identidade própria e que os nossos clientes reconhecem desde o início. Somos incansáveis na implementação desta filosofia e o modelo tem funcionado: os novos clientes vêm ter connosco quase exclusivamente por referenciação e apresentamos índices de retenção de clientes no sector privado que consideramos interessantes. Paralelamente, somos financeiramente rentáveis.
Queremos contar-lhe um pouco mais sobre a nossa gestão financeira porque entendemos que tem um papel crucial na nossa história. Sobre este aspecto da gestão optámos por adoptar as seguintes orientações estratégicas:
Escolhemos estas linhas orientadoras à luz das especificidades do sector da economia em que operamos e do contexto particular da economia portuguesa. Admitimos que noutro contexto ou noutro sector de mercado alguns dos nossos princípios financeiros pudessem ser distintos. Também admitimos vir a alicerçar o nosso crescimento futuro num modelo de financiamento mais agressivo, porém, sempre em observância das nossas convicções sobre a importância da sanidade financeira na vida de uma empresa. Seja como for, com base neste modelo a Engibase conseguiu ser rentável desde o primeiro ano após a sua fundação e em todos os anos seguintes. É uma empresa financeiramente estável, sólida, apresentando grande independência face a terceiros e com uma folha de balanço pouco usual em empresas deste sector e dimensão. Como exemplo, seguem alguns rácios financeiros que se verificavam no final do 1º trimestre de 2020:
Autonomia Financeira
(capitais próprios / activos)
Rácio de Solvabilidade
(capitais próprios / passivo)
Liquidez Geral
(activo corrente / passivo corrente)
O nosso objectivo é o de nos afirmarmos como uma empresa reconhecida em tudo aquilo que fazemos, na convicção de que se formos fieis aos princípios que constituem o cerne da nossa ética profissional isso resultará, inevitavelmente, em crescimento contínuo e numa operação lucrativa a médio e longo prazo.
Em tempos de pandemia mundial, o ano 2020 motivou uma reflexão e tomámos algumas decisões estratégicas no sentido de preparar melhor a empresa para o futuro. Entre outras, resolvemos recriar a nossa imagem corporativa. Um exemplo foi a alteração drástica ao nosso logotipo que existia desde a fundação da empresa. Eis o resultado:
2830-277 Barreiro
Portugal© 2024 Engibase – Engenharia e Construção, Lda.
Designed by PRONTOweb